Gênesis 8

Olá meus queridos!!

Estamos em uma das histórias mais marcantes da Bíblia, e sei que Deus tem falado profundamente aos seus corações através dela.

Os capítulos anteriores estão disponíveis aqui no Mural. Chame seus amigos e familiares e monte seu grupo de estudo. Este nosso projeto pode mudar nosso pequeno mundo pessoal, alcançando todos ao nosso redor, e quem sabe de alguma forma influenciar todo o planeta?

“” Toda revolução começa com uma fagulha “”

Oremos: Deus Pai, ilumina esta leitura e fala ao meu coração. Me revela tua poderosa palavra e transforma o meu interior. Para a Glória do Seu nome! Amém.

Em Gênesis 6:17 lemos que Deus traria água sobre a terra, o dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tinha folego de vida. E isso realmente aconteceu.

“”Nóe se destacava em meio a depravação generalizada como uma flor perfumada sobre um monte de esterco.”” John Stott

Nóe, assim como Enoque, andava verdadeiramente com Deus e desfrutava de sua presença em meio a perversidade predominante.

Como você acredita que isso pode ser possível?

EU, Bianca, posso dizer que hoje eu vivo assim. Mas nem sempre fui assim. Por muitos e muitos anos vivi dentro da igreja clamando por mudanças profundas e assistindo a vida passar colecionando fracassos e pecados incidentes. Até que tive uma REAL experiência com DEUS que abalou toda a minha estrutura e me fez perceber que antes eu abria concessões demais. Eu permitia que meus sentimentos e vontades governassem a minha vida. E dessa forma iremos SEMPRE fracassar diante das tentações deste mundo.

Viver para Deus verdadeiramente implica uma entrega total e absoluta. Não há meio termo. Ser Amigo de Deus é Ser inimigo do mundo.

“” … não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”” Tiago 4:4

Resistimos compreender completamente isso porque envolve muitas perdas. Mas andar com Deus, de verdade, Vale cada uma delas. E eu posso garantir isso!

Quando Deus advertiu a Noé sobre o dilúvio iminente e lhe disse para construir a arca, ele creu na palavra de Deus e foi obediente, seguindo instruções relacionadas ao material, às medidas e à construção do barco. Seus contemporâneos devem ter achado tudo uma grande piada, afinal Noé passou vários meses construindo uma arca enorme no quintal de sua casa de baixo de um céu azul e límpido.

“” Pela Fé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família.”” Hebreus 11:7

“”Curiosidade: Teria sido o dilúvio um acontecimento histórico e universal? Histórico sim, pois o próprio Jesus mencionou o dilúvio. Além disso, histórias envolvendo dilúvios dão bastante comuns nas sagas de vários povos antigos. Mas universal? Alguns cristãos afirmam que toda a terra foi inundada. Isso não só é altamente improvável como a narrativa bíblica não exige que creiamos assim. De fato, o narrador afirma que “” foram cobertas todas as mais altas montanhas debaixo dos céus”” (Gn 7:9). Porém, as Escrituras usam às vezes uma linguagem universal ( por exemplo, “”todas””, no sentido de cada uma e toda no sentido de totalidade) não no sentido absoluto, mas conforme a visão e a perspectiva dos autores. Exemplo: Assim lemos que de “”toda a terra vinha gente para o Egito comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda a parte””( 41.57). É evidente que “”toda terra”” é uma referencia aos Países próximos ao Egito. Assim, o dilúvio foi realmente um acontecimento universal na visão do escritor de Gênesis, e cobriu boa parte do Oriente Médio, mas não o mundo inteiro.”” { comentário de John Stott}

Agora veja como as águas baixaram e finalmente Noé e sua família começaram a sentir próxima a ideia de que teriam uma nova chance e uma nova vida fora daquela arca onde já estavam ha um ano flutuando sobre as águas.

GÊNESIS 8 – O FIM DO DILUVIO

Então Deus lembrou de Noé e de todos os animais que estavam com ele na barca.
Deus fez com que um vento soprasse sobre a terra, e a água começou a baixar.
As fontes do grande mar e as janelas do céu se fecharam.

Parou de chover, e durante cento e cinquenta dias a água foi baixando pouco a pouco. No dia dezessete do sétimo mês, a barca parou na região montanhosa de Ararate.

A água continuou a baixar, até que no primeiro dia do décimo mês apareceram os picos das montanhas. No fim de quarenta dias, Noé abriu a janela que havia feito na barca e soltou um corvo, que ficou voando de um lado para outro, esperando que a terra secasse.

Depois Noé soltou uma pomba a fim de ver se a terra já estava seca; mas a pomba não achou lugar para pousar porque a terra ainda estava toda coberta de água.

Aí Noé estendeu a mão, pegou a pomba e a pôs dentro da barca.

Noé esperou mais sete dias e soltou a pomba de novo.
Ela voltou à tardinha, trazendo no bico uma folha verde de oliveira.

Assim Noé ficou sabendo que a água havia baixado.
E ele esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba, e dessa vez ela não voltou.

Quando Noé tinha seiscentos e um anos, as águas que estavam sobre a terra secaram.

No dia primeiro do primeiro mês, Noé tirou a cobertura da barca e viu que a terra estava secando.

No dia vinte e sete do segundo mês, a terra estava bem seca.

Então Deus disse a Noé:

— Saia da barca(arca) junto com a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Faça sair também todos os animais que estão com você, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão.

Que eles se espalhem por toda parte e tenham muitas crias para encherem a terra.

Assim Noé e a sua mulher saíram da barca, junto com os seus filhos e as suas noras. Também saíram todos os animais e as aves, em grupos, de acordo com as suas espécies.

Noé construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus, o Senhor.

Ele pegou aves e animais puros, um de cada espécie, e os queimou como sacrifício no altar. O cheiro dos sacrifícios agradou ao Senhor, e ele pensou assim:

– “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez.

Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.”

(Gênesis 8:1-22 NTLH)

Oração: Deus nosso Pai, como seu coração é misericordioso e bondoso. O Senhor não rejeita a adoração sincera do seu povo e honra com fartura os que te obedecem. Louvado seja o Teu Poderoso Nome em toda a terra!! Amamos o Senhor! Completa Sua obra em nós!
Em nome de Jesus, Amém.

Pastora Bianca Toledo.