Gênesis 5

Olá Queridos!

Vamos a nossa LEITURA?

Leia até o fim e deixe seu comentário! Estou amando a participação de vocês.

Diante de Deus somos todos eternos aprendizes. E enquanto sentirmos sede e fome de Deus estaremos “”em fase de crescimento.””

Nunca saberemos o suficiente a respeito de Deus e o que Ele fez e é capaz de fazer. Mas conhece-lo será sempre o nosso prazer!

Ore comigo agora: Espírito Santo, tua palavra é perfeita e eu preciso ser aperfeiçoado para compreende-la.
Que bom que não desiste de mim.
Pois não desistirei de me aproximar de ti.

Então Vamos lá…

Conforme temos lido na Palavra, assim como Deus criou Adão à sua própria imagem e semelhança, Adão teve um filho após a morte de Abel e ele era chamado Sete e também era a semelhança dEle (5:1-3) A semelhança divina na criação de Adão e Eva foi transmitida aos seus descendentes até chegar em nós. Ela era autêntica(9:6), mas foi distorcida pela queda e é deformada pela degradação humana.

A Genealogia de Adão em Gênesis 5 traça a linhagem de Sete a partir de Adão até Noé. Cada geração é descrita em termos idênticos, com uma única excessão, Enoque. Em vez de declarar que ele viveu muitos anos e morreu, está escrito que ele “”andou com Deus”” e então “”já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado”” (v.24). Assim, tanto a vida quanto a “”morte”” desse homem de Deus foram diferentes. Como escreveu Delitzsch, “” de repente ele se foi, sem doença, sem morte, sem sepultamento””.

Leia o texto agora com uma compreensão melhor do contexto e reflita sobre ele.

“”Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de “humanidade”.
Com a idade de cento e trinta anos, Adão foi pai de um filho que era parecido com ele; e pôs nele o nome de Sete. Depois disso Adão viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e trinta anos de idade.

Quando Sete completou cento e cinco anos, nasceu o seu filho Enos. Depois disso Sete viveu mais oitocentos e sete anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e doze anos de idade.
Quando Enos tinha noventa anos, nasceu o seu filho Cainã. Depois disso Enos viveu mais oitocentos e quinze anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e cinco anos de idade.

Quando Cainã tinha setenta anos, o seu filho Maalalel nasceu. Depois disso Cainã viveu mais oitocentos e quarenta anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e dez anos de idade.

Quando Maalalel tinha sessenta e cinco anos, nasceu o seu filho Jarede. Depois disso Maalalel viveu mais oitocentos e trinta anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com oitocentos e noventa e cinco anos de idade.

Jarede tinha cento e sessenta e dois anos quando o seu filho Enoque nasceu.

Depois disso Jarede viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e dois anos de idade.

Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu.

Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou.

Quando Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu. Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade.

Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho e disse: — O Senhor Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé.

Depois disso Lameque viveu mais quinhentos e noventa e cinco anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade.

Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.
(Gênesis 5:1-32 NTLH)

[Neste momento da história um homem que vivia realmente com Deus era uma raridade!! A situação moral era de extrema decadência, e em breve provocaria o Juízo de Deus através do Diluvio. Por isso fique atento às próximas publicações porque Jesus compara os tempos de sua volta com a época de Noé. Temos muito a compreender sobre isso! ]

Oração: Senhor, quero andar contigo! Molda meu coração e abre os meus olhos para ver o Seu agir em mim. Em nome de Jesus, Amem.

Pastora Bianca Toledo