Gênesis 4

Boa Noite queridos!!
Hoje estamos em nosso 3º dia de Leitura Bíblica. Espero que estejam gostando de fazer esta leitura comentada comigo.

Estamos começando devagar e com calma, porque sabemos que a profundidade da Palavra de Deus é infinita e nem todos tem o costume de se relacionar com ela. Então na medida em que vamos avançando pontuamos assuntos diversificados. Amém?

Oremos: Espírito Santo, continua a trabalhar em nossos corações através deste momento em que te buscamos em espírito e em verdade. Queremos verdadeiramente viver o seu melhor, e não queremos padecer por ignorância. Portanto, fortalece nossa caminhada em busca do conhecimento da sua verdade. Em nome de Jesus, Amém.

Em Gênesis 3, vimos registrada o primeiro ato de desobediência, agora em Gênesis 4 iremos ler o primeiro assassinato, pois o pecado é tanto social quanto individual, e o Deus que perguntou a Adão: “” Onde está você? “” (3.9) Agora pergunta a Caim, “” Onde está o seu irmão Abel?”” (4.9).

Neste momento bíblico podemos perceber nitidamente o inicio de um progressivo processo de deterioração social. Ira, inveja, arrogância, violência, ressentimento, vingança, medo e autocomiseração, culminando com os juízos de Deus manifestos no dilúvio e na torre de Babel.

Porém, a beleza destes próximos capítulos, vistos como um todo, é que ao mesmo tempo em que assistimos às consequências terríveis do pecado humano, vemos também florescer a cultura humana com o desenvolvimento da agricultura, da tecnologia, da construção de cidades e da música.

Observe o estudo de hoje e dos próximos dias:

CAIM E ABEL

Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida.

Eva deu à luz um filho e disse: — Com a ajuda de Deus, o Senhor, tive um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim.

Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor.

O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o Senhor.
Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor.

O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara.

Então o Senhor disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.

Então Caim disse a Abel, o seu irmão: — Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou.

Mais tarde o Senhor perguntou a Caim: — Onde está Abel, o seu irmão?

— Não sei — respondeu Caim.

— Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?

Então Deus disse: — Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada o você vai andar pelo mundo sempre fugindo.

Caim disse a Deus, o Senhor : — Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar.

Mas o Senhor respondeu: — Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o Senhor pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.

Então Caim saiu da presença do Senhor e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden. Caim e a sua mulher tiveram um filho e lhe deram o nome de Enoque.

Mais tarde Caim construiu uma cidade e a chamou de Enoque, o nome do seu filho. Enoque foi pai de Irade, que foi pai de Meujael, que foi pai de Metusael, que foi pai de Lameque.

Lameque teve duas mulheres: uma delas se chamava Ada, e a outra, Zilá. Ada teve um filho chamado Jabal, que foi o antepassado dos que criam gado e vivem em barracas.

Jabal tinha um irmão chamado Jubal, que foi o antepassado de todos os músicos que tocam lira e flauta.

Zilá, por sua vez, teve um filho chamado Tubalcaim, que era ferreiro e fazia objetos de bronze e de ferro.

Tubalcaim tinha uma irmã chamada Naama.

Certo dia Lameque ( tatataraneto de Caim) disse às suas mulheres: “Ada e Zilá, escutem-me; mulheres de Lameque, marquem bem o que eu digo. Matei um homem porque me feriu, matei um moço porque me machucou. Se são mortas sete pessoas para pagar pela morte de Caim, então, se alguém me matar, serão mortas setenta e sete pessoas da família do assassino.”

Adão e a sua mulher tiveram outro filho. Ela disse: — Deus me deu outro filho para ficar em lugar de Abel, que foi morto por Caim.

E pôs nele o nome de Sete. Sete foi pai de um filho e o chamou de Enos. Foi nesse tempo que o nome Senhor começou a ser usado no culto de adoração a Deus. (Gênesis 4:1-26)

…. [ Se consultarmos o novo testamento encontraremos três referências de que Abel agiu “” pela fé”” (hebreus 11:4). Alem disso, o autor de Hebreus define fé como uma resposta obediente à palavra revelada de Deus. Aplicando esse conceito a Abel, isso indica que de algum modo Deus havia revelado a ambos o tipo de sacrifício ( oferta ) que Ele desejava, no entanto somente Abel obedeceu Sua vontade pela fé.

O Apóstolo João retornou a história contrastando Caim com Cristo. Ao contrário de Caim, que odiou e assassinou seu irmão, nós somos chamados como Cristo, a amar os outros e dar a vida por eles ( 1 João 3:11-17 ).

Versículo em destaque hoje:

“”Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo””. Gênesis 4:7

Oração:

Senhor, não nos deixe esquecer o quanto nossa natureza carnal é capaz de pensar, sentir e fazer o mal. Perdoa os nossos pecados e nos auxilia diariamente, enquanto meditamos em Sua Palavra, para que não façamos a mal a ninguém. Mas antes sejamos aperfeiçoados no Teu Amor. Para quem sabe um dia, amarmos como tu amas. Em nome de Jesus!

Pastora Bianca Toledo

Obs: Deixe suas dúvidas e comentários .