Gênesis 23

A MORTE DE SARA

OLÁ meus queridos!! Há dois dias atrás sorrimos com ela pelo cumprimento da promessa e logo em seguida a Bíblia narra a sua morte. Nos envolvemos com a história, e mesmo sabendo que muitos anos se passaram, Isaque ainda era jovem quando sua mãe faleceu.

E o capítulo de hoje mostra como Abraão sofreu e honrou sua mulher com um lugar para seu corpo adquirido por ele mesmo sendo estrangeiros. O favor de Deus estava sobre ele, e onde ele estava a prosperidade de Deus o acompanhava. Até no momento de Luto, que perceberemos nos próximos capítulos que causou grande impacto nele e em seu filho Isaque.

NUNCA ESTAREMOS PRONTOS PARA PERDER ALGUÉM.

Peça ao Espírito Santo que esteja contigo hoje nesta leitura, revelando Seus planos e mistérios implantados na Verdade que é a sua Palavra.

Gênesis 23

Sara viveu cento e vinte e sete anos
e morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, em Canaã; e Abraão foi lamentar e chorar por ela.

Depois Abraão deixou ali o corpo de sua mulher e foi falar com os hititas:

– “”Sou apenas um estrangeiro entre vocês. Cedam-me alguma propriedade para sepultura, para que eu tenha onde enterrar a minha mulher””.

Responderam os hititas a Abraão:

– “”Ouça-nos, senhor; o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Enterre a sua mulher numa de nossas sepulturas, na que lhe parecer melhor. Nenhum de nós recusará ceder-lhe sua sepultura para que enterre a sua mulher””.

Abraão levantou-se, curvou-se perante o povo daquela terra, os hititas, e disse-lhes:

– “”Já que vocês me dão permissão para sepultar minha mulher, peço que intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar(seu irmão), a fim de que ele me ceda a caverna de Macpela, que lhe pertence e se encontra na divisa do seu campo. Peçam-lhe que a ceda a mim pelo preço justo, para que eu tenha uma propriedade para sepultura entre vocês””.

Efrom, o hitita, estava sentado no meio do seu povo e respondeu a Abraão, sendo ouvido por todos os hititas que tinham vindo à porta da cidade:

– “”Não, meu senhor. Ouça-me, eu lhe cedo o campo e também a caverna que nele está. Cedo-os na presença do meu povo. Sepulte a sua mulher””.

Novamente Abraão curvou-se perante o povo daquela terra
e disse a Efrom, sendo ouvido por todos: “”Ouça-me, por favor. Pagarei o preço do campo. Aceite-o, para que eu possa sepultar a minha mulher””.

Efrom respondeu a Abraão:

– “”Ouça-me, meu senhor: aquele pedaço de terra vale quatrocentas peças de prata, mas o que significa isso entre mim e você? Sepulte a sua mulher””.

Abraão concordou com Efrom e pesou-lhe o valor por ele estipulado diante dos hititas: quatrocentas peças de prata, de acordo com o peso corrente entre os mercadores.

Assim o campo de Efrom em Macpela, perto de Manre, o próprio campo com a caverna que nele há e todas as árvores dentro das divisas do campo, foi transferido a Abraão como sua propriedade diante de todos os hititas que tinham vindo à porta da cidade.

Depois disso, Abraão sepultou sua mulher Sara na caverna do campo de Macpela, perto de Manre, que se encontra em Hebrom, na terra de Canaã.

Assim o campo e a caverna que nele há foram transferidos a Abraão pelos hititas como propriedade para sepultura.

Gênesis 23:1-20

Abraão era muito persistente e leal. Deus admira isso!
Ele sabia o que queria e não abria mão do que estava convicto ser correto. Adquiriu uma terra em terreno estrangeiro por insistência e honrou sua esposa, mesmo após a sua morte.

Deus tão zeloso e cuidadoso, no capitulo anterior fez abraão reencontrar a família de seu irmão antes mesmo de saber que ficaria viúvo, pois creio mesmo que Deus já estava guardando seu coração da solidão e cercando ele de sua parentela.

O cuidado de Deus é detalhista. Falta-nos olhos para ver!

Ele tem cuidado de nós!!

Sara era uma mulher forte, respeitava seu marido, mas vimos que tinha um temperamento de liderança. Abraão certamente sentiu falta dela, mas em Deus encontrou seu consolo.

Abraão já havia passado por alguns testes de fé e obediência, e desta vez novamente confiou de que Deus continuaria com Ele.

Hoje profetizo sobre a sua vida CONFIANÇA E LEALDADE.

SEJA LEAL AO QUE DEUS TE COLOCOU NAS MÃOS E CONFIA.
ELE CUIDARÁ DE VOCÊ.

“”O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.”” Filipenses 4:19-20

Ore ao Senhor agora: Pai, te entrego neste momento cada uma das minhas ansiedades!! O Senhor conhece cada uma delas… mesmo assim faço questão de cita-las como em confidencia limpando hoje o meu coração ………………………………….
Cuida de mim! Me faz leal!
Gera em meu coração a convicção de que fui enxertado à videira verdadeira através de Cristo e também tenho sobre mim as promessas feitas a Abraão. O seu favor também está sobre mim.

Me Dê uma fé como a dele e um coração obediente e adorador assim também.

Em nome de Jesus, Amém 🙏

Queridos, deixem aqui seus comentários, duvidas e pedidos de oração!

Sejam cheios da sabedoria e do conhecimento de Deus!

Boa Noite!

Pastora Bianca Toledo