Gênesis 19

Boa Noite meus queridos,

SEJAM BEM VINDOS A LEITURA BÍBLICA DE HOJE!
Deus vai falar ao seu coração!!!

ORAÇÃO: Pai, fala comigo! nutri meu espírito, cura minha alma e transforma meus pensamentos! Em nome de Jesus!

GÊNESIS 19

A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

(Concentre-se e leia até o final!)

No Segundo o livro de Gênesis, dois anjos de Deus dizem a Abraão que “”o clamor de Sodoma e Gomorra se têm multiplicado, e porquanto o seu pecado se têm agravado muito””.

Abraão então intercede consecutivas vezes pelo povo sodomita, e Deus ao final lhe responde que, se houvesse em Sodoma dez justos na cidade, ela não seria destruída.

Nesse mesmo dia, os dois anjos que visitaram Abraão descem à cidade e são hospedados na casa de Ló.

Antes de se deitarem, os homens da cidade cercaram a casa de Ló para terem relações sexuais com seus dois hóspedes. Ló então sai na defesa dos anjos, oferecendo suas filhas virgens para saciar o desejo da multidão.

Ferindo com cegueira os homens que estavam junto á porta da casa de Ló, os anjos retiram o patriarca e sua família da cidade e lhes dá a ordem de seguirem sempre em direção das montanhas sem olharem para trás.

A mulher de ló desobedeceu a ordem dada pelos anjos e olhou para trás e foi transformada em estatua de sal. Então, de acordo com Gênesis, inicia-se a destruição de Sodoma e de toda a planície daquela região.

Agora veja isso:

Em 2008 o “”Planisfério”” descoberto por Henry Layard em meados do século XIX, foi analisado pelos pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, e eles descobriram que a placa foi escrita por um astrônomo sumério onde os relatos datavam da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C. no calendário Juliano.

Os pesquisadores afirmam que metade da placa contém informações sobre posições planetárias e de nuvens e a outra metade é uma observação de um asteroide com dimensões maiores de 1 quilômetro.

Segundo Mark Hempsell, de acordo com o tamanho e rota descritos, há a possibilidade deste asteroide ter se chocado contra os Alpes austríacos, região de Köfels. Não houve cratera que pudesse evidenciar explosão, pelo fato deste ter voado próximo ao chão, deixando um rastro de destruição causados pela onda supersônica. Seu rastro teria gerado uma bola de fogo com temperaturas próximas a 400°C, e devastado aproximadamente uma área de 1 milhão de quilômetros quadrados.

Hempsell sugere que a nuvem de fumaça consequente da explosão do asteroide atingiu o monte Sinai, algumas regiões do oriente médio e o norte do Egito, vitimando diversas pessoas. A escala de devastação se assemelha com o relatado no antigo testamento na destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.

AS EVIDENCIAS DE QUE TUDO QUE A BÍBLIA RELATA É REAL TEM SIDO ENCONTRADAS E ESTUDADAS PARA QUE AS CEITAS E RELIGIÕES QUE AFIRMAM O CONTRÁRIO SEJAM ENVERGONHADAS.

AGORA LEIA COMO TUDO FOI NARRADO NA BÍBLIA:

Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade.
Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los.
Prostrou-se, rosto em terra, e disse:

“”Meus senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho.

“”- Não, passaremos a noite na praça””, responderam.

Mas ele insistiu tanto com eles que, finalmente, o acompanharam e entraram em sua casa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram.

Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.

Chamaram Ló e lhe disseram: “”Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles””.

Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: “”Não, meus amigos! Não façam essa perversidade! Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto””.

“”Saia da frente! “”, gritaram.

E disseram: “”Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles””.

Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta. Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, puxaram-no para dentro e fecharam a porta. Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

Os dois homens perguntaram a Ló:

“”Você tem mais alguém na cidade — genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui, porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que ele nos enviou para destruir a cidade””.

Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: “”Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade! “”

Mas eles pensaram que ele estava brincando.
Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo:

“”Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada””.

Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.

Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló:

“”Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto! “”
Ló, porém, lhes disse: “”Não, meu senhor! Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, se não esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei.
Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo””.

“”Está bem””, respondeu ele.
“” – “”Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala. Fuja depressa, porque nada poderei fazer enquanto você não chegar lá””. Por isso a cidade foi chamada Zoar.

Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra.
Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.

Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.

Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor. E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.

Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia. Ló partiu de Zoar com suas duas filhas e passou a viver nas montanhas, porque tinha medo de permanecer em Zoar.

Ele e suas duas filhas ficaram morando numa caverna.
Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem:

“”Nosso pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda a terra. Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a linhagem de nosso pai””.

Naquela noite deram vinho ao pai, e a filha mais velha entrou e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou.

No dia seguinte a filha mais velha disse à mais nova: “”Ontem à noite deitei-me com meu pai. Vamos dar-lhe vinho também esta noite, e você se deitará com ele, para que preservemos a linhagem de nosso pai””.

Então, outra vez deram vinho ao pai naquela noite, e a mais nova foi e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou.

Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai.

A mais velha teve um filho, e deu-lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje.
A mais nova também teve um filho, e deu-lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.

Gênesis 19:1-38

Esse texto tem muitos pontos a serem conversados.
Antes de mais nada quero assegurar que A Bíblia condena o incesto!

Todas as culturas proíbem e condenam o incesto. E assim acontece também na Bíblia, sobretudo em Levíticos 18 e 20. Levíticos 18,6 diz: Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.

E, mais ênfase, assim diz Levíticos 20,12: Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles.

Também Paulo, quando escreve aos habitantes de Coríntios, condena com força um caso na comunidade, de alguém que tem relações com a “esposa do próprio pai” (1Coríntios 5,1-5).

Esta é uma parte da história complexa de entender.
Essa complexidade aumenta por causa da nossa concepção moral da sexualidade que é justamente fundamentada na Bíblia, da nossa convicção segundo a qual o incesto é um pecado grave. Como dissemos acima, tal princípio moral encontra razão de ser nas passagens da Bíblia. Por outro lado, diante desse caso, o autor do texto parece não ter um juízo muito coerente com o nosso, pois não julga o comportamento das duas filhas, como esperaríamos. Por quê?

Para entender é importante ter presente quem são os filhos desse incesto: são Moab e Amon, os pais de dois povos que tiveram muito a que ver com a história de Israel. Sabemos bem que a relação desses povos com Israel não foi amigável, mas estavam continuamente em contraste.

O que o autor quer sublinhar é a origem desses dois povos, que nasceram de um ato impuro e que por isso eles mesmos não são gente que preste.

Portanto o juízo do autor não é de indiferença, como poderíamos imaginar, mas, em modo irônico, julga negativamente seja o comportamento das filhas de Ló, mas sobretudo a origem pouco digna desses dois povos. Um exemplo parecido temos com os descendentes do filho de Noé, Cam. Ele “viu a nudez do pai” (Gênesis 9,22). Ele é o pai dos cananeus, outro povo historicamente inimigo de Israel.

Para nós cristãos vale, sem dúvidas, o ensinamento de Paulo e as regras da lei ensinada no Pentateuco. Por isso, se temos que julgar o comportamento das filhas de Ló, sem dúvida, merecem uma sentença de condenação.

As ações incestuosas presentes nas narrações bíblicas não são louváveis, mas fruto de erros de comportamento.

ORAÇÃO FINAL LIVRE! Abra seu coração por alguns minutos com o Pai.

Caso se sinta a vontade, deixe sua oração em seu comentário!

Antes de dormir, deixem sua dúvidas!

Deus os abençoe hoje e sempre!!!

Pastora Bianca Toledo”