Gênesis 17

Estamos mesmo agora mergulhando na história dos patriarcas! Prepare-se para ter fortes emoções!!!

Estou amando ler a Biblia com vocês e poder acrescentar o que Deus me fala através de cada texto.

Leio todos os comentários de vocês e as dúvidas também.

Peça à Deus hoje com suas palavras para que faça parte da sua leitura!

… … … …

“” Estabelecerei a minha aliança entre mim e você.”” Gênesis 17.2

Com o fim do diluvio, vimos surgir pela primeira vez na Bíblia o tema “”ALIANÇA””.

“”No contexto das Escrituras, aliança é um acordo entre Deus e os seres humanos, que nasce da graça de Deus, fundamenta-se em sua promessa, e é selado com o seu selo.””
John stott

A primeira aliança que Deus fez foi com Noé, a segunda com Abraão.

A Noé ele prometeu deixar a natureza seguir o seu curso enquanto que à Abraão Ele prometeu multiplicar seus descendentes e dar a eles uma terra.

Como sinal da Sua aliança com Noé Ele colocou um arco-iria no céu, e para selar sua aliança com Abraão, ele instituiu a circuncisão.

A aliança com Noé foi universal, enquanto a aliança com Abraão foi particular, estabelecendo um modelo de aliança repetido inúmeras vezes em todo o antigo testamento:
“” Estabelecerei uma aliança entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.”” ( vs 7 )

Vamos perceber no decorrer dos próximos capítulos que Abraão não recebeu em vida a totalidade desta promessa. Deus falava ali de gerações e gerações e também de uma promessa que em Cristo acabou alcançando cada um de nós que por Jesus nos tornamos “”filhos de Abrãao”” e herdamos as suas promessas.

Deus nesse momento não prometia apenas uma terra, mas uma Pátria celestial. E neste momento o cumprimento da promessa não depende apenas de Fé. Mas também por fé e Paciência que recebemos a herança prometida.

Leia o texto e logo em seguida quero comentar algo:

Gênesis 17 – Deus muda o nome de Abrão.

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse:

“” – Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência”.

Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse:

“De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes. Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles. “De sua parte”, disse Deus a Abraão,
“guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes. Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada:
Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne. Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.
Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês. Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados.
Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua. Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.

Disse também Deus a Abraão:

“”- De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos”.

Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo:

“Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”

E Abraão disse a Deus:

“Permite que Ismael seja o meu herdeiro! ”

Então Deus respondeu:

“Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque.

Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.
E, no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.
Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara dará a você no ano que vem, por esta época”.

Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele. Naquele mesmo dia, Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado, e seu filho Ismael tinha treze; Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia. E com Abraão foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.
(Gênesis 17:1-27 NVI)

Abrãao ainda insistia que Deus aproveita-se de seus enganos ou “”remendasse seus erros”” para cumprir suas promessas. Querendo que Deus tomasse Ismael que já estava ali mesmo, como o filho da promessa. E Deus mais uma vez era como se dissesse: “”Ei Abraão vamos ter que caminhar juntos e passar por muitas coisas até que possa te dar o nome de Pai da Fé. Não mudo meus planos por causa de seus erros. Você procurou um atalho, Eu Continuo caminhando na mesma direção.””

Abrão riu da promessa, Sarai riu da promessa. Ambos duvidaram de Deus!
Mas o Amor, a misericórdia de Deus e a integridade dEle são assustadores.

Ele termina brilhantemente tudo o que começa. E, nesse caso, quem riu por ultimo riu melhor. No próximo capitulo nascerá o filho da promessa, o filho da “”idosa e esteril”” Sara, com o nome que Deus deu: Isaque(que significa riso).

Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. (Hebreus 6:11, 12 NVI)

Que Deus fale ao seu coração hoje. Porque Ele sabe como você tem caminhado e hoje já havia preparado uma porção para você.

Hoje a oração final será livre! E se você se sentir a vontade, compartilhe ela em seu comentário!

Deixem suas perguntas . Durmam Bem !!

Pastora Bianca Toledo.