Gênesis 14

Olá Meus Queridos, Vamos ao nosso momento com Deus e a nossa leitura diária !!!

D.L. Moody certa vez disse a respeito da Palavra de Deus:

“” Ou este livro me afasta do pecado,
ou o pecado me afastará deste livro.””

E eu tenho certeza de que ele estava certo. Porque Jesus disse que a Verdade é capaz de nos purificar. E somente com ela em nossa mente o tempo todo sobreviveremos cheios de Deus nesta geração.

Muitos fogem da leitura da bíblia porque temem descobrir que estão errados, ou temem perder o controle de suas vidas, temem perdas necessárias para alcançar a Plenitude das Promessas.

Hoje quero te fortalecer com a fé restaurada e o vigor de um novo ânimo para buscar a Deus!

TODOS OS DIAS PRECISAMOS TER UMA EXPERIÊNCIA COM DEUS!

ORE COMIGO: Pai da eternidade, não me deixa esmorecer ou desistir de conhece-lo. Seu sonhos para minha vida são tão altos que me vejo às vezes resistindo a sua vontade como quem teme a novidade do que é completamente novo e bom. Amplia minha compreensão e fortalece minha concentração. Quero compreender sua Palavra!!
Ser feliz assusta quem sempre foi triste demais. Mas te peço que acostume meus olhos à tua luz hoje e me dê a Sua Paz! Em nome de Jesus, Amém!

Ontem lemos a história da separação de Ló e Abrão, onde Abrão deixou que ele escolhesse para onde gostaria de ir e ele escolheu a melhor terra. Porém, diz a Bíblia que o território escolhido por ele é muito próximo a Sodoma, entre as cidades dos vales, e os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

Quando Abrão ficou só, Deus falou com ele e o lembrou de Suas Poderosas Promessas.

Veja o que aconteceu em seguida.

Gênesis 14 (ABRÃO SOCORRE LÓ )

“”Nesse tempo …

Anrafel era rei de Sinar,
Arioque era rei de Elasar,
Quedorlaomer era rei de Elão,
e Tidal era rei de Goim.

Esses quatro fizeram guerra contra os seguintes reis:

Bera, de Sodoma;
Birsa, de Gomorra;
Sinabe, de Admá;
Semeber, de Zeboim;
e contra o rei de Bela, cidade que também se chamava Zoar.

Esses cinco reis juntaram os seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o mar Morto.

O rei Quedorlaomer os havia dominado por doze anos, mas no décimo terceiro ano eles se revoltaram contra ele.

No décimo quarto ano Quedorlaomer e os seus aliados derrotaram os refains em Asterote-Carnaim, os zuzins em Hã, os emins em Savé-Quiriataim e os horeus nas montanhas de Seir, perseguindo-os até El-Parã, onde começa o deserto.

Depois voltaram até Cades, que naquele tempo se chamava En-Mispate. Eles arrasaram a terra dos amalequitas e derrotaram os amorreus que viviam em Hazazão-Tamar.

Então os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Bela saíram com os seus exércitos para o vale de Sidim a fim de lutar contra os reis de Elão, de Goim, de Sinar e de Elasar.

Eram quatro reis contra cinco. Acontece que o vale de Sidim era cheio de buracos em que havia piche; e, quando tentaram fugir da batalha, os reis de Sodoma e de Gomorra caíram nesses buracos.

Mas os outros reis fugiram para as montanhas.

Os quatro reis pegaram todo o mantimento e os objetos de valor que havia em Sodoma e em Gomorra e foram embora.

Ló, o sobrinho de Abrão, vivia em Sodoma e por isso também foi levado como prisioneiro. E levaram também tudo o que era dele.

Mas um homem escapou e foi contar tudo a Abrão, o hebreu, que morava perto das árvores sagradas que pertenciam a Manre, o amorreu.
Manre e os seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Abrão.

Quando Abrão ficou sabendo que o seu sobrinho tinha sido levado como prisioneiro, reuniu os seus homens treinados para a guerra, todos eles nascidos na sua casa.

Eram trezentos e dezoito ao todo. Abrão foi com eles, perseguindo os quatro reis até a cidade de Dã. Ali Abrão dividiu os seus homens em dois grupos, atacou os inimigos de noite e os derrotou.

Ele continuou a persegui-los até Hoba, que fica ao norte da cidade de Damasco, e trouxe de volta tudo o que os inimigos haviam levado.

Abrão trouxe também o seu sobrinho Ló, e tudo o que era dele, e também as suas mulheres, e o resto da sua gente.

Depois de haver derrotado Quedorlaomer e os outros reis, Abrão estava voltando para casa quando o rei de Sodoma foi encontrar-se com ele no vale de Savé, também chamado de vale do Rei.

E Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho.

Melquisedeque abençoou Abrão, dizendo:

– “Abrão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra! Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos de você nas suas mãos!”

Então Abrão deu a Melquisedeque o dizimo de tudo o que havia trazido de volta.

Depois o rei de Sodoma disse a Abrão:

— Fique com as coisas e me devolva somente as pessoas.

Mas Abrão respondeu:

— Eu levanto a mão diante do Senhor, o Deus Altíssimo, criador do céu e da terra, e juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália.

Assim você nunca poderá dizer: “Eu fiz com que Abrão ficasse rico.”

Não quero nada para mim, a não ser a comida que os meus empregados comeram. Mas os meus aliados Aner, Escol e Manre podem ficar com a parte deles.””
(Gênesis 14:1-24 NTLH)

Abraão tinha uma Palavra decisiva de Deus com relação ao seu futuro. Ele sabia o que Deus havia prometido, mas não sabia como e quando.

Muitas vezes caminhando em direção a plenitude da promessa nossa vida passa por algumas reviravoltas e ficamos frustrados ou impacientes.

Esperar nem sempre é fácil. E agir corretamente enquanto esperamos é mais difícil ainda.

Muitos desistem de acreditar no meio do caminho! Mas Deus não mudou os Seus planos.

Abrão teve oportunidade de ajudar e resgatar seu sobrinho. E não pensou duas vezes. Porque ele não deixou que a espera ou as frustrações alterassem seus princípios. E por isso o Senhor esteve ao seu lado e venceu com ele todas as guerras e batalhas.

Não se afaste de Deus porque as promessas estão demorando a se cumprir. A palma da mão de Deus é SEMPRE o lugar mais seguro.

“” Deus, não temerei, porque tu es o meu escudo. Em ti a minha recompensa será extremamente grande.”” Gn 15.1

Oremos: Senhor! Obrigada por tua palavra hoje. Fala ao meu coração e me limpa mais uma vez! Eu confiarei em ti.
Em nome de Jesus, Amém.

Durmam bem!! E Permaneçam firme!!

Com amor,

Pastora Bianca Toledo.