Gênesis 12

Boa Noite, meus queridos!

Vamos orar?

“”Espírito Santo, esteja conosco nesta leitura e use a Poderosa Palavra de Deus para nos fazer compreende-lo melhor, ilumina nossos erros e nos ensina como endireitar nossos caminhos. Seja sua Palavra como um Balsamo de cura para nós nesta noite, em nome de Jesus! Amém.””

Em nossa leitura de ontem falamos da construção da torre de Babel e da arrogância dos homens em querer adquirir fama acreditando que famosos seriam donos de si mesmos e não precisariam mais obedecer a Deus. ( Nada muito diferente de hoje)

No final do capitulo 11 começaram as genealogias ( estou fazendo um mapa com elas, amanhã mostro pra vocês) até que chegamos a um homem chamado Terá.

Imagino que isso deve ter passado despercebido por você, mas fiz questão de recapitular porque Terá tem uma grande importância na história. Ele foi o Pai de Abraão!!!

Terá teve três filhos: Abrão, Naor e Harã.
Harã irmão de Abrão gerou um filho chamado de Ló. Mas morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá seu pai. Tanto Abrão quanto Naor se casaram. Abrão com Sarai e Naor com Milca. E Sarai era estéril.
Terá pegou seu filho Abrão e sua esposa Sarai e seu neto Ló e partiram de Ur dos caldeus para Canaã, mas ao chegarem em Harã estabeleceram-se ali. Terá viveu 205 anos e morreu em Harã.

Vamos prosseguir na história….

GÊNESIS 12 – O CHAMADO DE ABRÃO

Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:

— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
_ Os seus descendentes vão formar uma grande nação.
_ Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.
_ Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.
_ E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele.

Abrão levou a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã.

Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo os cananeus viviam nessa região.

Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse:

— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.

Então naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele.

Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento.

Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Também nesse lugar Abrão construiu um altar e adorou o Senhor.

Dali ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã. Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito.

ABRÃO NO EGITO

Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:

— Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã.
Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.

Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei. Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos.

Mas, por causa de Sarai, o Senhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis.

Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:

— Por que você me fez uma coisa dessas?
_ Por que não me disse que ela é a sua mulher?

Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela.

Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!

Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele. (Gênesis 12:1-20 NTLH)

Muito de nós olhamos as grandes promessas de Deus para Abrão e procuramos o que havia nele de especial para ser chamado para tão grande missão.
Nos esquecemos que grandes missões exigem enormes provas e sacrifícios até que estejamos prontos para suportar a função para qual fomos chamados.

Todos querem as promessas e os prêmios, mas não querem as provas e sacrifícios. Abrão Não era perfeito, e precisou ser corrigido por Deus algumas vezes. Por Medo e falta de confiança em Deus ele mentiu e entregou sua mulher a outro homem. Atraindo maldição para todos ao seu redor.

Todas as vezes que agimos conduzidos pelo medo passamos vergonha. Porque o que mais tememos nos sobrevêm. O medo sempre atrai o objeto do seu pavor.
Por isso, o verdadeiro amor liberta. Porque confia.

Abrão teve que aprender a confiar em Deus. Primeiro para ter coragem de sair de sua terra e acreditar naquela promessa que parecia boa demais para ser verdade ou simplesmente poderia não ter acreditado ser bom o bastante para assumir tal responsabilidade. Como muitos de nós boicotamos grandes chances porque nos falta auto confiança e ousadia.

Deus nos fez sub medida para o nosso chamado. E justamos quando o assumimos descobrimos o potencial que jamais seria encontrado em nossa zona de conforto.

Mas dar o primeiro passo não é o suficiente!
Abrão saiu de sua terra e achou que já podia dali em diante assumir o controle de sua trajetória. E obedecer a Deus é dia após dia… passo a passo, em completa dependência de Seu governo em nós.

Você não precisa ver o fim para dar o primeiro passo com Deus, você precisa apenas confiar nEle.

O Mundo faz de tudo para que nos tornemos pessoas desconfiadas… na minha história tenho uma coleção de fatos que poderiam ter me tornado uma pessoa arredia, agressiva, e solitária. E na sua vida eu tenho certeza que você também tem.

Mas encontrar o Amor e decidir deixar pra trás o que não faz bem e caminhar leve na certeza de que o Amor nunca nos conduz ao lugar errado. Ele nunca nos põe em risco.

Deus é Amor.

Saiba que Deus tem um Bom Plano para a Sua Vida e você será muito abençoado quando finalmente obedecer a Sua voz. Você perde muito quando desobedece, experimenta confiar e em breve quase tudo será diferente.

Esteja pronto para sair da sua zona de conforto, esteja pronto pra acreditar mais em você. Em alguns momentos Ele poderá te carregar no colo, mas em outros Ele simplesmente vai te colocar no chão e dizer: Vai agora Anda! ….

“” Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”” Hebreus 11:8

Oremos: Pai amado, quantas perdas eu já tive na vida por não dar ouvidos ao Senhor e querer fazer as coisas do meu jeito!
Quão difícil é deixar de dominar o destino e abandonar o medo.
Toma o meu coração nessa noite, e quebra minha resistência.
Nasci para cumprir um chamado e não quero fugir mais.
Me faz ouvir Tua voz e compreender Seus caminhos!
Dá-me um coração obediente. Me ensina um passo de cada vez,
eu decido confiar em ti.

Em nome de Jesus, Amém.

Continuem na presença de Deus queridos, sejam protegidos pelos anjos do Senhor, e santificai-vos porque o Senhor fará grandes coisas em nosso meio!

Todos que estão participando deixem seus comentários, dúvidas e testemunhos. Ainda ficarei aqui um tempo com vocês!

Com amor,

Pastora Bianca Toledo.